Orientações para os recém-chegados ao grupo (1)- Acesso à informação.

Bem vindo(a) !

Se você se integrou ao grupo de pesquisas em proteômica de neutrófilos recentemente, já deve ter conversado com seu orientador e com colegas e talvez já tenha uma noção dos trabalhos realizados no grupo, mas vou colocar a seguir algumas dicas e sugestões para facilitar sua familiarização nessa fase.

São vários posts, sobre acesso à informação, acesso ao laboratório, organização do LBQP, segurança, reuniões, apresentações, etc. Seus comentários são bem-vindos! Comente sobre o que gostaria de ver aqui.

Acesso à informação

Você terá acesso a diversas fontes de informação além deste blog. Para isso, aqui vai uma lista de dicas que facilitarão seu acesso a elas:

  • Crie uma conta em todos os seguintes serviços:  (todos gratuitos)
  • Temos um portal, a partir do qual você acessa diversos outros recursos on-line: lbqp.unb.br/neutrophil
  • Faça seu cadastro nos seguintes serviços (e lembre-se de manter atualizado!):
  • Para que serve cada uma dessas coisas?
    • Conta Google: Mesmo que você já tenha conta de e-mail no Hotmail, Yahoo ou outros, é importante que você use uma conta Google para ter acesso al alguns documentos do grupo de pesquisas, que ficam restritos a usuários cadastrados no Google Drive.
    • Conta Zotero: O Zotero é um sistema de gerenciamento de referências bibliográficas. Você provavelmente vai precisar escrever um projeto, um artigo, um relatório, etc. Enfim, algum documento em que voê precise citar artigos sobre o nosso tema de pesquisas. Esse programa (Zotero) vai te ajudar a formatar essas referências e também vai te dar acesso a um banco de referências que já foram usadas e citadas pelos outros membros do grupo, te poupando o trabalho de buscar isso tudo novamente.
    • Conta Trello: O Trello é um sistema de gerenciamento de projetos. Lá você pode acompanhar e definir quais etapas do seu projeto já foram feitas, quais estão em andamento e quais precisam ser feitas. Esse gerenciamento é feito de forma coletiva, com a participação de todos os pesquisadores envolvidos no seu projeto. Se seu projeto não estiver acessível a você, pergunte ao seu orientador.
    • Cadastro geral do LBQP: O LBQP (Laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas) conta com sete professores, cada um com seus orientandos e linhas de pesquisas. A nossa (proteômica de neutrófilos) é uma delas. Para que tenhamos controle de quem atua no laboratório, é muito importante a existência de um cadastro geral. Preencha o seu e mantenha-o atualizado.
    • Currículo Lattes: É uma plataforma do CNPq para armazenamento e publicação de currículos. Ao contrário do que alguns pensam, essa plataforma não é exclusiva para quem já possua um extenso currículo. Ela deve ser usada para o registro da vida acadêmica de qualquer cidadão. É muito importante que você faça o registro de seu currículo e mantenha-o atualizado. Algumas atividades, como a inscrição no PIBIC, em cursos de Pós-Graduação ou mesmo o cadastro no LBQP exigem tal currículo. Para criar seu cirrículo na plataforma Lattes, clique aqui. Para atualizar seu currículo, clique aqui.
    • Grupo de discussões do LBQP: É um grupo de mensagens por e-mail para divulgação de assuntos de interesse de todos que atuam no laboratório. Por exemplo, datas em que teremos interrupção no fornecimento de energia, dicas de cursos interessantes, etc. Participam deste grupo todos os integrantes do LBQP, não só os da proteômica de neutrófilos, portanto se seu assunto é muito específico sobre neutrófilos, este não é o lugar certo para postar.
    • Lista de apresentações: Uma simples planilha com o nome de todos os integrantes do grupo de proteômica de neutrófilos colocados na ordem em que cada um fará sua apresentação na reunião do grupo. Os que já fizeram a apresentação passam ao final da lista para nova apresentação depois de um tempo. Os integrantes novos são colocados no fim da lista para que tenham tempo de se familiarizar com os temas antes de preparar uma apresentação. Acompanhe o andamento desta lista para saber quem vai apresentar a para saber quando será a sua apresentação. Veja mais dicas sobre como deve ser a apresentação no tópico abaixo.
    • Grupo de discussões de proteômica de neutrófilos: Parecido com o do LBQP, descrito acima, porém específico para discussões do nosso grupo de pesquisas. Muito útil, por exemplo, para postar artigos interessantes, que devem também ser adicionados ao Zotero.
    • Lista de Periódicos: Uma relação de periódicos que trazem artigos interessantes para o grupo. Esta lista se relaciona diretamente com as reuniões de literatura. Junto ao título de cada periódico está o nome de um membro do grupo. Essa pessoa é responsável por monitorar o que foi publicado nesse periódico e trazer os títulos interessantes para a reunião de literatura (veja mais detalhes sobre essa reunião abaixo). Se você é novo e ainda não está nessa lista, escolha três periódicos que não tenham nome de ninguém e coloque o seu nome. A partir daí comece a monitorar o que é publicado a cada quinzena.
    • Grupo do Whatsapp: Um grupo para notificações rápidas (alteração na data de experimentos, dados de reunião, etc.)
    • Cadastro como autor neste blog: Para que você possa criar seus próprios posts.
    • Tabela de progresso: Para que seu orientador possa acompanhar melhor seus progressos e para que o laboratório possa captar recursos é importante que essa tabela seja mantida atualizada.

 

 

Por enquanto é isso…