Orientações para os recém-chegados ao grupo (4)- Reuniões

Estrutura da reunião

Nosso grupo de pesquisas se reúne semanalmente (segunda às 10h) para discutir temas científicos relacionados à nossa pesquisa.

As reuniões são divididas em duas etapas: Apresentação e Discussão. A apresentação ocorre em todas as reuniões e é detalhada abaixo. A discussão é alternada a cada 15 dias. Em uma semana discutimos o andamento das pesquisas do grupo. Na outra semana discutimos artigos publicados recentemente (também detalhado abaixo).

Todas as reuniões devem ser documentadas neste blog, na categoria específica para isso (Reuniões de Pesquisa ou Reuniões de Literatura)

Apresentações

Em todas as reuniões, sejam de literatura ou de pesquisa há uma apresentação de algum tema científico conduzida por um dos membros da equipe.
A apresentação tem duração de aproximadamente 20 min, o tema deve ser diretamente relacionado às nossas pesquisas (seja aos métodos usados ou às questões biológicas envolvidas) e é escolhido pelo pesquisador que fará a apresentação.
Para preparar a apresentação deve-se tomar como base a revisão de pelo menos 3 artigos, focalizando no tema escolhido para apresentar. Note que a apresentação não deve ser um resumo de cada um dos artigos, mas sim uma visão geral consolidando as informações de todos os artigos estudados, aproveitando aspectos importantes de cada um. Esteja preparado para responder a perguntas além do que está nos artigos, raciocine com base no que foi estudado e elabore uma resposta plausível. Lembre-se você não está sendo avaliado, você está sendo apenas estimulado a pensar e discutir.

Cada reunião tem um “pesquisador responsável“, sendo que todos do grupo se revezam nessa função, na ordem descrita na planilha deste link.

Além de preparar e apresentar a reunião, são responsabilidades do pesquisador responsável:

a) Convocar a reunião (enviar mensagem aos demais membros lembrando da reunião e qual seu tema).
b) Postar os artigos usados para preparar a apresentação no tópico “Artigos, PPT e etc usados nas apresentações em reuniões” da mailing list.
e) Postar os artigos usados para preparar a apresentação no tópico “Artigos, PPT e etc usados nas apresentações em reuniões” da mailing list.
f) Preparar uma postagem neste Blog, resumindo tudo que foi discutido na reunião e colocando links para os artigos e PPT ou Prezi. A postagem deve ser colocada na categoria específica para isso (Reuniões de Pesquisa ou Reuniões de Literatura).
g) Atualizar a planilha de ordem de apresentações no Google Drive colocando a data de sua apresentação e avisando ao próximo.

Reuniões de literatura

A ideia das reuniões de literatura é facilitar o acompanhamento das publicações. Temos mais de 50 periódicos que publicam artigos de interesse para o grupo. Acompanhar uma lista tão grande para se manter atualizado demanda muito tempo. Se dividirmos as tarefas podemos fazer isso de forma muito mais eficiente.

Cada pesquisador tem 3 periódicos sob sua responsabilidade, escolhidos na planilha deste link.
Cada pesquisador deve se preparar para a reunião de literatura analisando a lista de artigos de cada uma das 3 revistas e selecionando quais artigos são de interesse para o grupo.
Na reunião, cada um apresenta rapidamente o título do periódico e os títulos dos artigos considerados interessantes. Se houver algum artigo muito interessante, pode ser apresentado algum breve (~2min) detalhamento sobre ele.
Cada um deve postar os títulos, referências e links para os artigos que considerou interessantes na lista de discussão, neste tópico. O formato para a postagem deve ser como no exemplo abaixo:

exemplo lit meet

Reuniões de pesquisa

Nas reuniões de pesquisa iremos discutir o andamento das pesquisas do grupo.
Ao se preparar para esse tipo de reunião procure:

a) Preparar um resumo (~2min) de seus progressos nas duas últimas semanas.
b) Organizar suas dúvidas sobre metodologias, artigos e questões biológicas para que sejam expressas na forma de perguntas claras e objetivas.
e) Refletir sobre o que conhece dos demais projetos do grupo e, se for o caso elaborar algumas perguntas ou trazer ideias e sugestões.
f) Se suas questões forem muito específicas sobre seu projeto (pouco interessantes para o restante do grupo) ou demandarem muito tempo, considere agendar uma reunião específica para discutir esses pontos, somente com a participação dos pesquisadores envolvidos.

Dessa forma teremos reuniões estimulantes, interessantes e produtivas!